Ferro Ligas

ferro-liga_produtos

 

O ferro ligas é liga especial que necessita de alta tecnologia para ser produzida. As ligas especiais são ligas a base de níquel contendo cromo e outros elementos a fim de obter propriedades superiores a dos aços.

Para a fabricação, o aço deve se encontrar em está liquido, e assim sendo adicionado os ferro ligas para que possa ser alterado as composições químicas dos aço, resultando na característica especial da liga.

O ferro mangânes, ferro silício e ferro cromo, são as ligas mais comuns para produção do ferro ligas.

Cada materia prima apresenta uma propriedade especial a fabricação do  aço, por exemplo: o ferro o mangânes apresenta em sua propriedades fixador de enxofre, desoxidante e é usado na fabricação de ligas metálicas. O ferro silício é muito utilizado nas indústrias siderúrgicas e fundições para a produção de aço, servindo como aditivo desoxidante e também como elemento de liga.

Nas ligas ferrais encontrasse uma grande variedade de propriedade mecânica dependendo de sua composição.

Os aços são ligas metálicas compostas por ferro e carbono. O aço de baixo carbono apresenta menos de 0.30% de carbono e são utilizados em veículos, tubulações, elementos estruturais e outros.

O aço médio carbono  apresenta entre 0,30% e 0,6% de carbono e são aplicados nas rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas, que necessitam de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.

O aço alto carbono apresenta 0.60% e 1,0% de carbono em peso e sua aplicação está destinada  as talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas entre outros.

Os Ferro ligas são utilizados nas indústrias automobilísticas, eletro-eletrônica, setor hospitalar, química e petroquímica entre outras.

O Brasil exporta em média 46% da produção total de ferro ligas, sendo que 85% das vendas são direcionadas à Siderurgia.

No Brasil, Minas Gerais é principal produtor de ferro ligas, detendo 50% da Nacional.